Le savoir n’est pas fait pour comprendre, il est fait pour couper. – Michel Foucault

João Amendoeira Peixoto é um profissional de saúde com uma identidade marcada pela Fisioterapia Crítica e pela Investigação Interdisciplinar. Com duas décadas de experiência clínica, constrói a sua prática sobre uma base académica invulgarmente profunda.
A sua formação inclui Licenciatura em Fisioterapia na Universidade Atlântica (Portugal), Mestrado em Psicologia da Dor na CESPU, conferindo-lhe uma especialização crucial no sofrimento humano e nas neurociências. Em 2024, ele consolidou este percurso com um Doutoramento em História e Filosofia da Ciência pela Universidade de Évora. É esta lente filosófica que lhe permite analisar as estruturas de poder e as tensões epistemológicas no conhecimento da saúde.
O foco da sua investigação atual centra-se na Fisioterapia Social (Peixoto, 2025). A sua tese central é que o fisioterapeuta deve evoluir para um Agente Social capaz de traduzir a experiência vivida e o sofrimento individual em “saber político mensurável”. Utilizando quadros teóricos como a Medicina Social e a filosofia de Michel Foucault, João Peixoto defende o papel crucial da profissão na Saúde Pública e na promoção da mudança estrutural na sociedade.
Peixoto, J. A. (2025). The “Social Physiotherapist”: A Critical and Historical Perspective on Professional Identity (1.0). Zenodo. https://doi.org/10.5281/zenodo.17693410

